quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Galeirão-comum (Fulica atra)

Galeirão-comum (Fulica atra L.)

Família: Rallidae;
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante"
Designação noutros idiomas: Eurasian Coot (inglês); Foulque macroule (francês); Focha común (espanhol);
(Clicando na imagem, amplia)

2 comentários:

jota disse...

Olá,peço desculpa por usar esta ave para uma pergunta sobre outra ave. Eu vivo no Olivais em Lisboa, perto da Portela. Todos os dias de manhã vejo um bando enorme de pequenas aves vindas do interior de Lisboa dirigindo-se para os lados de Sacavém. Elas passam mais ou menos por volta das oito da manhã. Ao final do dia regressam.

Vê-las passar é um espectáculo emocionante. Devem chegar a uma ou duas centenas de indivíduos, talvez mais. Formam uma nuvem viva. Hoje por exemplo formavam uma espécie de quarto crescente.

Por isso,gostaria de saber o nome delas. Serão pardais? Desconfio que não. Serão estorninhos? Estarei a ser influenciado pelo livro do O Ano da Morte de Ricardo Reis?

Pergunto-lhe porque não tenho contacto com mais ninguém dentro da área, mas pode ser tenha ouvido falar.

Obrigado

Francisco Clamote disse...

Olá, amigo JOTA.
Não se trata, como diz, de bandos de pardais. O mais provável, de facto, é que sejam bandos de estorninhos, pois, nesta época, (antes da nidificação)andam em bandos e têm o hábito de sairem de manhã para o campo para se alimentarem, regressando à tardinha aos lugares, onde se acoitam durante a noite. Em Almada, onde vivo, assisto também diariamente a idêntico fenómeno.
Saudações.